sexta-feira, 26 de março de 2010

FIFA APROVA VETO À TECNOLOGIA EM JOGOS DE FUTEBOL


A Fifa aprovou a decisão do International Board de não implementar a tecnologia no futebol. No site da entidade, um comunicado oficial explica as razões do apoio da Fifa a não utilização de equipamentos tecnológicos. Confira os argumentos da Fifa:

"Um dos principais objevitos da Fifa é proteger a universalidade do jogo. Significa que ele deve ser disputado da mesma maneira em qualquer lugar do mundo. Se você está treinando um grupo de jovens em qualquer cidade pequena do planeta, eles devem jogar sob as mesmas regras dos profissionais do futebol. Homens, mulheres, crianças, amadores e profissionais jogando o mesmo jogo."

"Não importa qual tecnologia é aplicada, no fim das contas a decisão terá de ser tomada por um humano. Para que remover a responsabilidade do árbitro para dá-la ao recurso tecnológico? É como dez experts que analisam um replay: eles terão dez opiniões diferentes."

"Os torcedores gostam de debater qualquer incidente do jogo. É parte da natureza do esporte."

"O objetivo da Fifa é aumentar a qualidade da arbitragem, treinando árbitros mais profissionais e preparados, e dar a eles a melhor assistência possível. Essa é uma das razões dos experimentos na arbitragem"

"A aplicação de tecnologias modernas vão exigir muitas despesas, e não são aplicáveis em todo o mundo. Muitas partidas, até de alto nível, não são transmitidas pela televisão justamente por causa do alto custo.

"Futebol é um jogo dinâmico que não pode ser parado para se rever uma decisão. Se isso acontece, quebra o ritmo do jogo e pode tirar de um time uma oportunidade de gol, por exemplo"

Fonte: http://pt.fifa.com/worldcup/index.html

Um comentário: